Para que serve o ácido nítrico?

Índice

Para que serve o ácido nítrico?

Para que serve o ácido nítrico?

Na indústria química, o ácido nítrico é utilizado principalmente em processos de nitrificação de composto orgânicos, na fabricação de explosivos, fertilizantes agrícolas, vernizes, celuloses, salitre, pólvora negra, TNT, dinamite, seda artificial, ácido benzoico, fibras sintéticas, galvanoplastia, ácido pícrico, nylon, ...

Onde encontrar ácido nítrico?

Ele pode ser formado em ambientes não poluídos, durante chuvas acompanhadas de relâmpagos; e pode ser liberado por veículos com motor à explosão e que ocasionam um tipo de chuva ácida.

Quais as propriedades do ácido sulfúrico?

  • Propriedades e aplicações do ácido sulfúrico O ácido sulfúrico é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4. Assim como todas as substâncias ácidas, ele é solúvel em água e forma como único cátion o hidrogênio, H +, ou mais corretamente o cátion hidrônio, H 3 O +:

Como manusear o ácido sulfúrico?

  • O ácido sulfúrico é um composto químico que deve ser manuseado com precaução e utilizando equipamentos de proteção. Em contato com a pele pode causar queimaduras severas, gerando a destruição dos tecidos, e se inalado pode provocar danos às vias respiratórias.

Por que o ácido sulfúrico é utilizado pelas indústrias?

  • Por essa e outras aplicações, o ácido sulfúrico tornou-se a substância mais utilizada pelas indústrias, podendo ser visto como índice de avaliação do desenvolvimento industrial de um país. Cerca de 60% do ácido sulfúrico utilizado no mundo é para a produção de fertilizantes.

Qual o processo de obtenção do ácido sulfúrico?

  • O processo de obtenção do ácido sulfúrico pode ser dividido em três etapas, são elas: O dióxido de enxofre (SO 2) é fabricado em um processo chamado de ustulação, pela queima do minério pirita, FeS 2 (s), em fornos especiais, produzindo a seguinte equação:

Postagens relacionadas: