Quais são os benefícios do ácido cítrico?

Índice

Quais são os benefícios do ácido cítrico?

Quais são os benefícios do ácido cítrico?

O ácido cítrico é capaz de prevenir o surgimento e proliferação de microorganismos e bactérias que fazem os alimentos estragarem. Por conta disso, essa substância também é comumente usada na produção de laticínios com o objetivo de preservar os alimentos por mais tempo de forma natural.

Qual o benefício do ácido cítrico para a saúde?

  • Seu principal benefício para a saúde é ser antioxidante, atuando na prevenção de doenças e no retardo do envelhecimento. O consumo de ácido cítrico apresenta grandes benefícios no que diz respeito a vitaminas. Isso se dá porque ele é rico em vitamina C, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

Por que o ácido cítrico é um antioxidante?

  • Além de antioxidante, o ácido cítrico também é um agente quelante, e é usado sinergicamente com os ácidos ascórbico e seus sais neutros para quelar pro-oxidantes, os quais podem causar rancidez, e para inativar enzimas como a polifenoloxidase que causa reações de escurecimento (1)

Qual a matéria prima do ácido cítrico?

  • A matéria prima Ácido cítrico é um ácido orgânico, facilmente solúvel em água e álcool, o produto é facilmente encontrado em frutas cítricas. Usado em alguns produtos alimentícios como sorvetes, mousses, sucos, doces e em muitos outros produtos alimentícios.

Como usar o ácido cítrico em cosméticos?

  • Em formulações cosméticas serve para acidular ou no ajuste do pH, serve para abaixar o pH de uma formulação. Serve também para proporcionar ação efervescente em sais de banho efervescentes. Você encontra o Ácido cítrico em distribuidores de produtos químicos, casas de essências ou pela internet.

Postagens relacionadas: