Como usar o viscosímetro?

Índice

Como usar o viscosímetro?

Como usar o viscosímetro?

De maneira resumida, o equipamento pode ser utilizado de duas formas: colocando o líquido no maquinário ou ao contrário. Em ambos os casos, a medição é realizada por meio de movimentos relativos entre o aparelho e o líquido examinados.

Qual a função do viscosímetro?

Viscosímetros medem somente sob uma condição de fluxo. Em geral, ou o fluido permanece estacionário e o objeto se move dentro dele, ou o objeto é estacionário e o fluido passa por ele. O arrasto causado pelo movimento relativo entre o fluido e a superfície é a medida da viscosidade.

O que significa viscosímetro?

Viscosímetro é um instrumento de laboratório utilizado para medir a viscosidade de fluídos.

Qual é o modo de funcionamento do Viscosimetro capilar?

Eles são diretos e simples de usar, consistindo em um tubo de vidro em forma de U com duas lâmpadas (uma superior e outra inferior). O fluido passa do bulbo superior para o inferior através de um capilar, e a viscosidade é medida medindo quanto tempo leva para o fluido passar pelo tubo.

Como funciona o viscosímetro de Ostwald?

O viscosímetro de Ostwald/Cannon-Fenske (Figura 2a) baseia-se na observa- ção do tempo gasto para o líquido fluir sob a influência da gravidade através de um tubo capilar de raio e comprimento conhecidos, escoando de um reservatório superior de volume definido para um segundo reservatório inferior.

O que é viscosímetro cinemático?

O viscosímetro cinemático automático é responsável por verificar e propiciar o controle de uma das mais importantes etapas processuais de alguns fluidos, como os já citados acima, que é a viscosidade cinética absoluta e relativa dos fluidos, por isso indústrias buscam constantemente viscosímetros modernos.

Como é feito o teste de viscosidade?

Todos os produtos que possuem um aspecto líquido e/ou denso, como cremes, pomadas, géis, óleos, e até mesmo a água, podem ter sua viscosidade determinada. Para este método, é recomendada a utilização do equipamento para laboratório conhecido como Viscosímetro Rotacional, ou Viscosímetro Rotativo.

Qual é o controle da viscosidade?

  • Na indústria de alimentos, o controle da viscosidade é importante para analisar a qualidade das matérias-primas usadas, como também durante o processamento e verificação da consistência do produto final. Nesse sentido, são diversos os tipos de fluidos e a aplicação deles depende de seus comportamentos com relação à viscosidade.

Como medir a viscosidade de um orifício?

  • Com um viscosímetro de orifício ( copo ford ), é possível mensurar a viscosidade medindo o tempo que uma quantidade de fluido gasta para escoar por um orifício no fundo de um determinado recipiente. A medição é feita de forma rápida e simplificada e é bastante utilizado em fábricas de tintas e óleos lubrificantes.

Qual a viscosidade de um fluído?

  • Viscosímetro é um instrumento de laboratório utilizado para medir a viscosidade de fluídos. A viscosidade de um fluído pode ser considerada como a capacidade que ele tem de se movimentar, podendo ser entendida como a “grossura” ou ainda a sua resistência no momento de um despejamento, por exemplo.

Como é calculada a viscosidade?

  • Segundo Newton, a viscosidade é calculada através da força de cisalhamento sobre a área à qual o fluido é submetido e o gradiente de velocidade. O comportamento de fluidos, em diversas taxas de cisalhamento, pode ser classificado em duas categorias.

Postagens relacionadas: