O que o SO2 pode causar?

Índice

O que o SO2 pode causar?

O que o SO2 pode causar?

O SO2 presente na atmosfera pode levar a formação de chuva ácida e é precursor dos sulfatos, um dos principais componentes das partículas inaláveis (MP10).

Quais os perigos do enxofre?

Exposição crônica: a exposição prolongada ao enxofre provoca doença pulmonar crônica (enfisema, bronquiectasia, asma) e sinusite (maxilar, frontal). O manuseio prolongado provoca, na pele, lesões eritematosas e ulcerosas.

O que o dióxido de enxofre causa no meio ambiente?

O dióxido de enxofre pode contribuir para o aquecimento do planeta e sua presença na chuva ácida é perigosa para vegetais e animais, além de corroer alguns materiais e afetar monumentos, construções, estátuas. Segundo o mesmo estudo, a chuva ácida diminui o pH dos lagos e reduz a concentração populacional de peixes.

Quais os óxidos de enxofre que existem?

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3 - SOx) são formados nas indústrias pela queima de combustíveis fósseis que têm enxofre em sua composição (óleo combustível, carvão mineral).

Como se forma o so2?

Na natureza o SO2 é produzido por atividades vulcânicas, incêndios florestais, combustão do enxofre ou pirita ou oxidação de compostos voláteis de enxofre em função da decomposição de matéria orgânica. Pode ser formado, por exemplo, pela oxidação do sulfeto de hidrogênio pelo ar atmosférico.

Quais são as principais fontes antropogênicas de so2?

As principais fontes antropogênicas de emissão deste gás são a queima de combustíveis fósseis e as atividades industriais, tais como o refino do petróleo, indústria de cimento, metalurgia, enquanto que a atividade vulcânica é a principal fonte responsável pelas emissões naturais de SO2.

Quem tem pressão alta pode tomar enxofre?

Hexafluoreto de Enxofre também é contraindicado para uso por pacientes com desvios direita esquerda conhecidos, hipertensão pulmonar grave (pressão sistólica na artéria pulmonar > 90 mmHg), hipertensão sistêmica não controlada e síndrome de dificuldade respiratória do adulto.

Quais são os efeitos do dióxido de enxofre nos olhos?

  • Dióxido de enxofre e efeitos na saúde. O dióxido de enxofre é um gás tóxico que afeta, principalmente, as mucosas, agindo no sistema respiratório e nos olhos, causando irritação. Os principais sintomas que aparecem ao entrar em contato com o SO 2 são: tosse, náuseas e irritação nos olhos.

Por que o dióxido de enxofre é prejudicial ao meio ambiente?

  • Por se tratar de um gás prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, o dióxido de enxofre foi incorporado aos parâmetros de qualidade do ar por meio de um decreto instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O dióxido de enxofre é um gás emitido a partir da queima de combustíveis fósseis.

Qual a concentração máxima de óxido de enxofre?

  • Em Goiás, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente estabeleceu por meio de decreto que a concentração média permitida de óxidos de enxofre, em geral, durante o ano, é de 60 μg/m 3, e a concentração máxima diária é de 200 μg/m 3.

Por que o enxofre é prejudicial à saúde e ao meio ambiente?

  • Por ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente limita-se o teor de enxofre presente nos combustíveis de modo a diminuir a emissão desse gás.

Postagens relacionadas: