Para que era usado o tripalium?

Índice

Para que era usado o tripalium?

Para que era usado o tripalium?

Tripálio (em latim: Tripalium) era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, para rasgá-los, esfiapá-los.

Quem era torturado no tripalium?

O tripalium era formado por três paus – espécies de estacas- utilizado para torturar os escravos na antiguidade. Posteriormente, o termo passou a designar também o instrumento utilizado pelos agricultores para cultivar plantações, análogo à enxada.

Qual a relação do tripalium com o trabalho?

A grande maioria dos pesquisadores parece ter batido o martelo em relação a origem da palavra trabalho: ela viria de tripalium (ou trepalium), que era, a princípio, um instrumento utilizado na lavoura. ... Mesmo antes de ser associada aos elementos de tortura medieval, trabalhar significava a perda da liberdade.

Por que ao longo da história a palavra trabalho se confundia com tortura?

Trabalhar era padecer, extenuar-se, acabar-se na labuta, como faziam escravos e condenados. Era também exercer uma ação – modificadora e, por metáfora, torturante – sobre a terra, os alimentos, os animais.

Qual é a etimologia da palavra trabalho?

A origem vem do latim tripalium, nome dado um instrumento formado por três estacas de madeira, usado na Antiguidade pelos romanos para torturar escravos e homens livres que não podiam pagar impostos. Com o tempo, o sentido da palavra passou a ser “realizar uma atividade dura”.

Postagens relacionadas: