Para que serve a dessensibilização do coto?

Índice

Para que serve a dessensibilização do coto?

Para que serve a dessensibilização do coto?

A dessensibilização do coto é um estímulo externo realizado com a ajuda de materiais de superfície áspera, fina ou estruturas de diferentes temperaturas que ajudam a devolver a sensibilidade na região amputada.

Quando iniciar a dessensibilização do coto?

Durante as primeiras semanas pós-amputação você deve iniciar o que são chamados exercícios de dessensibilização do coto. Estes exercícios previnem e ajudam a definir e suportar diferentes sensações, auxiliando no controle da dor e sensações fantasmas.

O que é dessensibilização fisioterapia?

Brito et al (2005) define dessensibilização como estímulos sensitivos realizados na extremidade distal do coto que irão levar ao saturamento dos receptores das vias aferentes sensitivas, visando a normalização da sensibilidade local.

Qual a importância de avaliar a sensibilidade no coto?

A sensibilidade do coto é outro fator que pode facilitar a presença dessa dor, por isso manter os cuidados diários com o membro residual é tão importante. Além de diminuir o tempo de adaptação às próteses ortopédicas, também evita que o paciente desencadeie a dor no coto amputado.

Qual o principal objetivo do enfaixamento do coto no processo de recuperação do paciente?

O enfaixamento ajuda a dar forma ao coto, impedindo que as extremidades recebam toda a sobrecarga e peso do corpo.

O que é dessensibilização em psicologia?

A dessensibilização sistemática, baseada na extinção, no contracondicionamento e na habituação visa eliminar os comportamentos de medo e evitação com emissão de respostas assertivas (Turner, 2002). Nela, o cliente é levado à exposição gradativa ao objeto fóbico, precedida pelo relaxamento (Vera & Vila, 2002).

Qual o formato ideal do coto?

De um modo geral, o coto deve ser cônico, como no caso das amputações realizadas na diáfise dos ossos longos dos membros, com extremidade distal mais estreita que a proximal.

Como tratar dor fantasma fisioterapia?

O tratamento fisioterapêutico envolve:

  1. Cinesioterapia ativa e resistida;
  2. Uso de vários objetos com participação ou não da visão;
  3. Dessensibilização da região do coto;
  4. Enfaixamento do coto;
  5. Reeducação postural;
  6. Adaptação de meias compressivas em conjunto com a prótese;
  7. Exercícios ativos domiciliares;

Como avaliar o coto?

O Exame Físico do Coto abrange a inspeção da pele, cicatrização, coxim terminal, descarga de peso, deformidades, presença de membro e dor fantasmas, presença de espículas ósseas, neuromas, enxertos cutâneos e graduação da dor, avaliação vascular, palpação muscular e dos pulsos arteriais, perimetria, sensibilidade do ...

Postagens relacionadas: