Para que serve o tubo de ventilação do esgoto?

Índice

Para que serve o tubo de ventilação do esgoto?

Para que serve o tubo de ventilação do esgoto?

O tubo de ventilação do esgoto exerce a função de irradiar para a atmosfera os gases contidos no interior das tubulações. Ele também permite a entrada de ar nessas conexões, fazendo uma troca constante e aliviando a pressão causada pelos gases de esgoto.

Para que serve o suspiro do esgoto?

Outra medida fundamental para impedir que o odor desagradável dos gases retorne ao imóvel, é a utilização de um artifício de ventilação conhecido como “respiro”, saída de ar ligada ao encanamento de esgoto e direcionada para o telhado dos imóveis.

Como funciona a ventilação do esgoto sanitário?

  • Para começarmos, devemos saber que a ventilação do esgoto sanitário pode se dar de duas formas: primária e secundária, conjuntamente, ou somente a primária. Para os casos de ventilação composta apenas de primária, deve ser verificada a suficiência da ventilação primária prevista (veremos essa verificação em outro post).

Qual o comprimento do tubo de esgoto sanitário?

  • Pois bem, nos prédios cujo sistema predial de esgoto sanitário já possui pelo menos um tubo ventilador primário de 100mm, fica dispensado o prolongamento dos demais tubos de queda até a cobertura, desde que estejam atendidas as seguintes condições: O comprimento do tubo deve ser de até 1/4 da altura total do prédio;

Quais são os tipos de ventilação de esgoto predial?

  • O subsistema de ventilação de esgoto sanitário predial é composto por duas formas de ventilação: a primária e a secundária. A princípio, pode parecer confuso diferenciar esses dois tipos de ventilação. Mas não se preocupe, abaixo iremos estudar individualmente cada um desses tipos.

Como funciona o tubo de ventilação?

  • Este tubo que é usado para a ventilação, é chamado de tubo ventilador, onde ele emite para a atmosfera os gases e ao mesmo tempo permite a entrada de ar no interior das tubulações de esgoto, aliviando a pressão que os gases produzidos pelo esgoto exercem sobre os fechos hídricos dos aparelhos sanitários.

Postagens relacionadas: