O que significa Teste de oxidase?

Índice

O que significa Teste de oxidase?

O que significa Teste de oxidase?

O teste de oxidase é um procedimento qualitativo para determinar a presença ou ausência de actividade de oxidase no citocromo C nas bactérias.

Para que serve teste de oxidase?

INTRODUÇÃO O teste da oxidase é um teste-chave para diferenciar entre as famílias de Pseudomonadaceae (Oxidase positiva) e Enterobacteriaceae (Oxidase negativa), e útil para especificação e identificação de muitas outras bactérias, aquelas que têm de usar o oxigênio como o aceitador de elétrons final em respiração ...

Qual o princípio da prova de oxidase?

O teste de Oxidase baseia-se no fato de que , no sistema da cadeia de elétrons os aceptores eletrônicos naturais podem ser substituídos por substratos artificiais, que na presença de oxigênio atmosférico, são oxidados pela citocromo oxidase, formando um composto colorido.

O que significa ser oxidase positiva?

Oxidase positiva: cor púrpura forte que aparece rapidamente em menos de 15 segundos; Oxidase positiva lenta: reação fraca que aparece entre 15 segundos a 1 minuto. Pode ocorrer com Complexo Burkholderia cepacia e Stenotrophomonas maltophilia; Oxidase negativa: coloração inalterada do inóculo.

Qual a função do citocromo c oxidase?

Função. É a última proteína da cadeia transportadora de elétrons. Recebe um elétron de cada uma das moléculas de citocromo c e transfere-os para uma molécula de oxigénio, convertendo assim o oxigênio molecular em duas moléculas de água.

Quais bactérias são teste oxidase positivo?

Testes de Metabolismo Pesquisa da Oxidase: utiliza-se para diferenciar o género Neisseria (oxidase positiva) de outros cocos gram negativos e para distinguir a família Enterobacteriaceae (oxidase negativa), de outros bacilos gram negativos (oxidase positiva).

Qual Bactéria gram (-) que se caracteriza pelo teste de oxidase positiva?

aeruginosa é sempre oxidase positiva.

Postagens relacionadas: