Como funciona o trem de pouso de um avião?

Índice

Como funciona o trem de pouso de um avião?

Como funciona o trem de pouso de um avião?

Em pequenos monomotores, o trem de pouso é fixo e não retrai quando o avião está no ar. Em aeronaves de porte maior existem compartimentos que acomodam os trens de pouso após a decolagem. Isto é fundamental porque o trem de pouso gera arrasto aerodinâmico durante o voo.

O que significa o trem de pouso?

Trem de pouso ou trem de aterragem, ou trem de aterrissagem, é um dos principais equipamentos do avião, utilizado na decolagem e na aterrissagem, sendo o trem de pouso dianteiro responsável pela direção durante o deslocamento da aeronave no solo.

Quando uma aeronave baixa o trem de pouso?

Quando é baixado no ar, o trem de pouso é um “obstáculo” aerodinâmico e dificulta a aceleração da aeronave.

O que é trem de pouso retrátil?

Tipo de trem-de-pouso que pode ser recolhido para dentro do corpo ou das asas de uma aeronave enquanto ela estiver em vôo, a fim de reduzir a resitência aerodinâmica parasita.

Para que servem os flaps do avião?

Auxiliam na sustentação da aeronave. São mecanismos localizados nas pontas das asas. Auxiliam na rotação do avião. Quando o aileron da asa esquerda se move para cima, automaticamente o da asa direita atua para baixo – e vice-versa.

Quais são os componentes do trem de pouso?

  • Os principais componentes do trem de pouso são: estrutura principal, atuador (normalmente hidráulico ), amortecedor (normalmente hidro-pneumático), sistema direcional (nos trens de pouso dianteiros), sistema de travamento estendido e retraído, rodas e freios.

Qual o peso do trem de pouso?

  • O trem de pouso deve suportar todo o peso de uma aeronave durante as operações de pouso e decolagem, sendo fixado rigidamente aos componentes estruturais primários da aeronave.

Como funciona o acionamento do trem de pouso?

  • Ao se comandar o acionamento, o atuador se estende ou retrai, dependendo da ação que se deseja, levando o conjunto a fazer um movimento de rotação em torno de um eixo fixo na estrutura da aeronave. Para permitir o movimento livre do trem de pouso, seja na retração ou na extensão, as portas do compartimento se abrem.

Como abrem as portas do trem de pouso?

  • Para permitir o movimento livre do trem de pouso, seja na retração ou na extensão, as portas do compartimento se abrem. O acionamento das portas pode ser independente, por atuadores eletro-hidráulicos, ou pelo próprio conjunto do trem de pouso, que as arrasta ao ser movido.

Postagens relacionadas: