Para que serve ultrassom contínuo?

Índice

Para que serve ultrassom contínuo?

Para que serve ultrassom contínuo?

contínuo: nessa forma, o aparelho promove maior quantidade de calor graças à vibração das partículas celulares, que age de maneira profunda na musculatura, aumentando o fluxo sanguíneo, favorecendo a circulação dos nutrientes, reduzindo os espasmos musculares e eliminando a formação fibrótica.

Como funciona o ultrassom pulsado?

Já no ultrassom de modo pulsátil, as ondas são emitidas com pequenas interrupções, o que não produz efeitos térmicos, decorrente do intervalo entre a transmissão das ondas que permite ao tecido dissipar calor recebido, mas também é capaz de estimular a cicatrização e diminuir os sinais inflamatórios, sendo mais ...

Quais são os efeitos do ultrassom?

Os efeitos térmicos seriam o aumento de mobilidade da articulação, aumento da circulação sanguínea, efeito sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno, redução de espasmos musculares, alívio da dor, resolução de processos inflamatórios crônicos.

Como funciona o ultrassom?

  • O ultrassom é um recurso que utiliza a energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas no organismo, geradas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos nos tecidos decorrentes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos). A quantidade de calor gerado depende de ...

Qual a classificação do ultrassom?

  • O outro tipo de classificação do ultrassom diz respeito à frequência, o que será melhor especificado adiante no texto. Além disso, é possível selecionar no aparelho a intensidade desejada, que muda de acordo com a natureza da lesão que está sendo tratada (aguda, pós-traumática ou crônica).

Qual a frequência de utilização do ultrassom?

  • A frequência de utilização do ultrassom é expressa em Hz e varia, em geral, entre 1MHz (superficial) e 3MHz (profundo). As ondas ultrassônicas podem se propagar de dois modos: o contínuo (promove a geração de calor) e o pulsado (atérmico).

Por que o ultrassom não se propaga através do aparelho?

  • Em virtude do ultrassom (com frequência na faixa mega-hertz) não se propagar através do ar, ocorre intensa reflexão do som caso não haja nenhuma substância à frente do cabeçote quando o aparelho for ligado. E esta reflexão faz com que o som volte para a região do cristal, podendo trazer alterações estruturais no equipamento.

Postagens relacionadas: