Para que serve o contraste em um exame?

Índice

Para que serve o contraste em um exame?

Para que serve o contraste em um exame?

A função do contraste no corpo é aumentar a opacidade das estruturas, restringindo a penetração da radiação e, consequentemente, aumentando o contraste entre as regiões adjacentes. Normalmente, é indicado o uso de contraste em exames vasculares, suspeita de tumores, processos inflamatórios, etc.

Porque o uso de contraste em tomografia?

A princípio, a tomografia com contraste é necessária para destacar as áreas do corpo que estão sendo examinadas. O material de contraste atenua os raios-X, que aparece branco nas imagens, o que pode ajudar a enfatizar vasos sanguíneos, estruturas vascularizadas, inflamadas, infectadas ou tumores.

Quais os males do contraste?

Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.

Como aplicar contraste na tomografia?

A aplicação do contraste também varia de acordo com cada exame, e as mais comuns são por via oral (ingestão) e parenteral (endovenosa, através de injeções na veia).

O que é o contraste em exames de imagem?

  • O que é o uso de contrastes em exames de imagem? O contraste é uma substância química opaca aos raios-X (que não se deixam atravessar por eles) usada para realçar as imagens obtidas por vários exames radiográficos e ajudar a mostrar o que está acontecendo dentro do corpo.

Como usar o contraste para o diagnóstico?

  • Se o radiologista julgar necessário, então o composto poderá ser utilizado para aumentar as chances de um melhor diagnóstico. O radiologista pode recomendar o uso do contraste, mas isso depende da aprovação do paciente. Caso ele não deseje utilizá-lo, o exame será realizado normalmente, embora a qualidade das imagens possa ser comprometida.

Qual é o contraste?

  • O contraste é uma substância química opaca aos raios-X (que não se deixam atravessar por eles) usada para realçar as imagens obtidas por vários exames radiográficos e ajudar a mostrar o que está acontecendo dentro do corpo. Estas substâncias são usadas para melhorar a visualização das estruturas a serem pesquisadas.

Quais os riscos do exame com contraste?

  • Sim, o exame com contraste possui alguns riscos que iremos abordar aqui. No entanto, ressalta-se que sua administração é muito segura se feita por profissionais responsáveis que utilizem métodos para prevenir possíveis reações. Além disso, quando recomendado, ele é fundamental para o diagnóstico preciso de diversas patologias.

Postagens relacionadas: