Para que serve disjuntor curva C?

Índice

Para que serve disjuntor curva C?

Para que serve disjuntor curva C?

O disjuntor curva C é o mais usado, mais econômico e com uma sensibilidade mediana. Eles atuam entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. ... São largamente usados para lâmpadas fluorescentes, transformadores e cargas com uma certa corrente de partida.

O que é disjuntor curva a?

São indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. Tomando como exemplo o mesmo disjuntor de 30 A, este atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.

O que é curva ABC de disjuntores?

A norma de proteção NBR 54-ABNT estabelecem que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal, já os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre ...

Qual a diferença entre disjuntor curva B curva C?

B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.

Como identificar disjuntor curva B?

Curva B: A curva de ruptura B para um disjuntor estipula, que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 3 e 5 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 30A a 50A.

Qual a curva de ruptura de um disjuntor?

  • A curva de ruptura D para um disjuntor, estipula que sua corrente de ruptura esta compreendido entre 10 e 20 vezes a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente atingir entre 100A a 200A.

Qual a curva D do disjuntor de ar-condicionado?

  • O disjuntor para ar-condicionado é um exemplo desse tipo de variação. O disjuntor de curva D, no entanto, tolera de 10 a 20 vezes a mais em relação à corrente nominal. Normalmente, os disjuntores residenciais não são de curva D, pois esses são mais comuns em indústrias.

Quais são as vantagens desse disjuntor?

  • As vantagens deste disjuntor é que pode ser usado para manobras de ligar e desligar os circuitos, proteção contra aquecimentos, curtos circuitos e sobrecargas. Além dos diversos tipos e modelos de disjuntores, eles ainda se dividem em três categorias, que existem devido à curva característica de cada modelo.

Qual a diferença entre o disjuntor e o fusível?

  • Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e precisa ser substituído.

Postagens relacionadas: