O que é reboco na construção civil?

Índice

O que é reboco na construção civil?

O que é reboco na construção civil?

Realizado em etapas distintas – chapisco, emboço e reboco – que merecem cuidados especiais, o reboco é uma argamassa composta de ligantes: cimento Portland ou branco e cal, com agregado podendo ser areia natural ou artificial em diversas granulometrias a ser definida dependendo do local de aplicação e do tipo de ...

O que é usado no reboco?

Experiências mostram que o traço (receita) mais indicado para rebocos externos e/ou internos é 1:2:9 (cimento:cal: areia média lavada) + aditivo impermeabilizante no caso das paredes externas. Recomenda-se que o primeiro item a ser levado em conta, não seja o preço mas sim a origem e qualidade da areia.

Quantos centímetros de reboco?

A espessura ideal por camada de reboco situa-se entre 1,5 e 2,0 cm. O reboco não deve exceder os 2 cm de espessura por camada, sendo que cada camada deve ter espessuras semelhantes.

Qual é a função do chapisco?

O chapisco constitui-se de uma fina camada de argamassa aplicada sobre a alvenaria com o objetivo de propiciar uma superfície rugosa, adequada para a aplicação do emboço. Esta camada serve de ancoragem entre o emboço e a alvenaria.

Quando utilizar somente emboço emboço e reboco ou massa única?

Quando deseja-se assentar cerâmicas em uma parede, são necessários somente o chapisco e o emboço, sendo então chamada de camada única. Para os casos onde irá ser aplicado pintura, faz-se a aplicação das três camadas para a obtenção de um revestimento bem aderido a base e uma superfície mais lisa.

O que é o reboco de parede?

O reboco é a última camada de argamassa e sua presença faz parte do processo de finalização da construção de uma parede, e serve para impermeabilizá-la. Entenda que sem a reboco, a estrutura da sua parede ficaria rústica e áspera.

Como é feito o reboco?

  • Reboco: É a última etapa desse processo, sendo uma camada fina, com espessura entre 5 e 10 mm cuja finalidade é proporcionar um melhor acabamento final. “É realizado da mesma forma e com a mesma argamassa do reboco, utilizando no final um filtro de espuma visando um acabamento uniforme com menos porosidade.

Quando deve ser aplicado o reboco?

  • Atualmente é comum o uso de reboco “pronto”, também chamado “massa fina”, que é uma argamassa industrializada já pronta, à qual adiciona-se água na obra. O reboco deve ser aplicado no mínimo 7 dias após o emboço.

Qual a espessura de um reboco?

  • Nessa direção, antes de reformar ou construir é necessário avaliar com cuidado quais das opções de reboco mais se adaptam as suas necessidades, isto é, feito com gesso ou argamassa. Normalmente, a espessura média de um reboco interno deve ser 15mm ou 1,5cm.

Como é feita a limpeza do reboco?

  • A base que receberá o reboco deverá ser preparada, onde é feita uma limpeza com a retirada de sobras de formas de madeira, pontas de ferros ou arames, limpeza da pulverulência superficial ou qualquer outro objeto estranho que venha a comprometer o sistema.

Postagens relacionadas: