Quais os tubos usados na coleta de sangue?

Índice

Quais os tubos usados na coleta de sangue?

Quais os tubos usados na coleta de sangue?

A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:

  • Azul (citrato de sódio)
  • Amarelo/vermelho (ativador de coágulo)
  • Verde (heparina)
  • Lilás/roxo (EDTA)
  • Cinza (fluoreto de sódio/EDTA).

Para que serve o tubo de tampa branca?

O tubo de ensaio de tampa branca é usado como recipiente de transporte para coletas, incluindo análises do líquido cefalorraquidiano.

Qual a sequência dos tubos de coleta?

Sequência de coleta para tubos plásticos de coleta de sangue Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela). Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde). Tubos com EDTA (tampa roxa).

Para que serve cada tipo de tubo de coleta?

Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio. Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica. ... Tubo roxo - usados em análises hematológicas, os tubos com tampa roxa ou tubos de EDTA possuem anticoagulantes.

Quais exames são coletados no tubo cinza?

Tubo cinza - usado para exame de glicemia em que são colhidas amostras de plasma. Ele deve conter fluoreto de sódio com EDTA.

Qual a finalidade de cada tubo de coleta?

Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul - possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de estimular a coagulação. Vermelho - ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo - possui ativador de coágulo + gel.

Qual a diferença entre tubo e Tampa?

  • Os tubos possuem abertura superior que varia de 1 a 2 centímetros de diâmetro e de 5 a 20 centímetros de comprimento e podem conter tampas ou não. São utilizados para muitas finalidades e cada especialidade possui suas características.

Qual a diferença entre Tampa e tubo de ensaio para coleta de sangue?

  • Especificamente em análises clínicas, o tubo de ensaio para coleta de sangue deve possuir tampas com cores distintas. O motivo para essa distinção está relacionado ao tipo de exame realizado e à substância contida no interior do tubo que possibilitará a manutenção e manuseio da amostra coletada.

Qual a padronização do tubo?

  • Respeite também o volume crítico de amostra indicado e permitido para cada tipo de tubo. Não existe um acordo internacional de codificação por cores, mas a maioria dos fabricantes segue uma padronização de cores de tampas, ajudando a evitar a possibilidade de erros pré-analíticos.

Postagens relacionadas: