Quais são as funções do tronco cerebral?

Índice

Quais são as funções do tronco cerebral?

Quais são as funções do tronco cerebral?

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo.

Quais são as funções motoras do tronco encefálico?

O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Quais são as funções do tronco cerebral?

  • Função. O tronco cerebral pode ser dividido, (muito embora não claramente) consoante as suas funções: [6] Na função de condução – por este passam as vias ascendentes que atingem o tálamo e o cerebelo, ou ainda as vias descendentes que vão para a medula espinhal.

Como o tronco cerebral pode ser dividido?

  • O tronco cerebral pode ser dividido, (muito embora não claramente) consoante as suas funções: Na função de integração – como a integração da actividade respiratória e vascular e alguma regulação consciente. A grande maioria desta informação está contida na formação reticular;

Quais as funções do tronco encefálico?

  • Fora estas funções gerais, as diversas divisões do tronco encefálico desempenham funções motoras e sensitivas específicas. O tronco encefálico possui substância branca e substância cinzenta. Na substância branca incluem-se as partes que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e a partir do cérebro.

Qual a parte mais velha do cérebro?

  • O tronco cerebral, onde se localiza o bulbo, é algumas vezes chamado de a parte mais velha do cérebro, porque é a principal parte do cérebro na maioria dos animais primitivos. Controla a maior parte das funções importantes do corpo, e é o sistema de sustentação da vida.

Postagens relacionadas: