Quando usar traço ou travessão?

Índice

Quando usar traço ou travessão?

Quando usar traço ou travessão?

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

Como é utilizado o travessão?

Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso. Além disso, ele é utilizado quando há mudança de narrador, precedido do verbo que anuncia a fala, como: afirmar, perguntar, responder, entre outros.

Quando usar o hífen no texto?

Segundo depreendo, o hífen deve ser utilizado em prefixos, sufixos, compostos e translineação, não devendo ser colocado espaço nem antes nem depois do mesmo.

Quando deve ser usada a meia-risca?

Pode ser usada em intervalos ou sequências, ou seja, quando se quer considerar números ou letras que pertencem a um intervalo sem ter a necessidade de escrever todos os caracteres (“O apostador da Mega-Sena marcou apenas os números 01–06 e ganhou o prêmio sozinho.”).

Qual a origem do traço?

  • Traço (mineralogia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em mineralogia (estudo dos minerais), traço ou risca é a cor do pó de um mineral obtido, quando este é riscado contra uma placa ou fragmento de porcelana de cor branca não-vitralizada (áspera).

Qual é o método do traço?

  • O método do traço é um procedimento analítico e qualitativo utilizado em mineralogia para a identificação de diferentes espécies de minérios. Consiste em deslizar, com força, uma amostra desconhecida sobre uma superfície branca e sólida, sobre a qual se produzirá traços de pó de coloração característica.

Qual é o significado da Travessão?

  • O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.

Qual a diferença entre travessão e aspas?

  • Embora ambos os sinais de pontuação (travessão e aspas) tenham a mesma finalidade, é mais comum que se usem travessões em diálogos, visto que dão ao texto mais fluidez. O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado.

Postagens relacionadas: