O que é um termo de guarda?

Índice

O que é um termo de guarda?

O que é um termo de guarda?

O presente termo confere ao(s) Guardião(ães) o direito de oposição a terceiros, inclusive aos pais, bem como ao(à) criança/adolescente a condição de dependente(s) para fins previdenciários (artigo 33, caput e § 3º, do Estatuto da Criança e do Adolescente).

Como fazer para ter a guarda provisória?

O que fazer para pedir a guarda provisória? Como já foi dito, você deve contratar um advogado especializado em Direito de Família, que fará o pedido da guarda em caráter provisório. No entanto, para que ela seja concedida é feita uma análise prévia das provas e do meio no qual seus filhos estão inseridos.

Quais são os tipos de guarda?

  • Existem 3 tipos de guarda. Guarda unilateral: é aquela dada a uma única pessoa, ... documentos que comprovem o exercício da guarda da criança (como atestado médico, cartão de vacina, documento de frequência escolar, ... ele tomará as medidas necessárias para entrar com o pedido de guarda através de uma ação judicial.

Como funciona o processo de guarda?

  • Como funciona o processo de guarda? Depois de entrar com o pedido de guarda, o tempo médio que demora o processo é de 4 a 6 meses, dependendo de cada caso. Se houver acordo entre os pais do menor, o processo pode ser resolvido em uma única audiência. Quando não há acordo sobre a guarda da criança, o processo pode durar até 1 ano.

Quais são as formas de atribuição de guarda?

  • Essas formas de atribuição de guarda estão relacionadas ao poder familiar, que é o conjunto de direitos e deveres que os pais exercem igualmente em relação aos filhos, sobre o qual também já tratamos no artigo “Poder Familiar: o que é e como “termina”?.

Qual a diferença entre a guarda e a tutela?

  • Já escrevemos aqui no blog, em artigos diferentes, sobre a guarda (clique aqui) e sobre a tutela (clique aqui). Embora em um primeiro momento possa se ter a impressão de que elas são parecidas, por terem quase a mesma finalidade, existem diferenças que devem ser observadas, e é sobre elas que falaremos em seguida.

Postagens relacionadas: