Para que serve o Teste do Suor?

Índice

Para que serve o Teste do Suor?

Para que serve o Teste do Suor?

O Teste do Suor é um exame indolor e rápido, onde é estimulado o suor do bebê e feita uma análise de condutividade, seguida de uma dosagem quantitativa de cloreto na amostra para que seja confirmado o diagnóstico laboratorial da Fibrose Cística detectados na triagem neonatal pelo teste do pezinho.

Como interpretar Teste do Suor?

O Teste do Suor é indolor e mede a concentração de sódio (sal) e cloro no suor do paciente, sendo a dosagem de cloro a mais precisa. Valores de cloro entre 40 e 60 mEq/L não são conclusivos e o exame deve ser repetido. Acima de 60 mEq/L confirmam o diagnóstico em crianças.

O que é avaliado no Teste do Suor que permite a confirmação do diagnóstico de fibrose cística?

Objetivo: O teste do suor (TS) mede os níveis de cloro no suor e é considerado o padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística (FC).

Qual o problema gerado na membrana plasmática pela fibrose cística?

A mutação mais comum é conhecida como Delta F508, envolvendo a deleção de uma posição aminoácida na posição 508 na proteína. Essa proteína anormal colapsa depois de ter sido feita, portanto, nunca chega à membrana celular. Dependendo das mutações, isso muda a produção, estrutura ou estabilidade do canal de cloreto.

Quais os sintomas da fibrose cística?

De maneira geral, os principais sintomas apresentados por pessoas que possuem a doença são a tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia, pólipos nasais, baquetamento digital, suor mais salgado que o normal e dificuldade em ganhar peso e estatura.

Qual a interpretação de um resultado positivo no teste de Mitsuda?

O teste de Mitsuda avalia a integridade da imunidade celular específica de um paciente para o M. leprae. O resultado positivo demonstra o amadurecimento do sistema imunológico celular após o estímulo pelo M. leprae ou por outras micobactérias.

Qual exame para detectar fibrose?

A Fibrose Cística pode ser identificada através do teste do pezinho e seu diagnóstico pode ser confirmado através do teste do suor ou ainda através de exames genéticos.

Como é realizado o diagnóstico da Fibrose Cística?

O Teste do Pezinho é a primeira triagem de Fibrose Cística na infância. Quando positivo, deve ser repetido e confirmado pelo Teste Genético ou pelo Teste do Suor. Quando o nível de cloro é superior a 60 milimoles por litro em duas dosagens, associado a um quadro clínico característico, o diagnóstico é firmado.

Postagens relacionadas: