Qual a função do teste de coagulase?

Qual a função do teste de coagulase?

Qual a função do teste de coagulase?

Finalidade: Verificar se o microrganismo possui a coagulase (ou fator aglutinante) ligada na superfície da parede celular, que reagindo com o fibrinogênio do plasma, causa a coagulação do mesmo.

O que é detectado no teste da coagulase?

A coagulase é uma adesina produzida por Staphylococcus aureus e Staphylococcus intermedius. No laboratório é usada para distinguir diferentes isolados de Staphylococcus. A negatividade no teste da coagulase exclui presença de S. aureus e S.

Como é feito o teste de coagulase?

4 O teste de tubo consiste na mistura de uma cultura em meio líquido de um dia para o outro ou de colónias de uma placa de agar não inibidor num tubo de plasma de re-hidratado. O tubo é incubado a 37 °C. A formação de um coágulo no plasma indica produção de coagulase.

O que é coagulase positiva e negativa?

Coagulase livre: + Positiva: presença de qualquer grau de coágulo. - Negativa: ausência de coágulo.

Quais são os estafilococos coagulase positiva?

Assim, as espécies que possuem a enzima são denominadas coagulase positiva, sendo o Staphylococcus aureus a única espécie desse grupo, e as espécies que não possuem são chamadas de estafilococos coagulase negativa, cujas principais espécies são Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus.

O que é coagulase negativo?

Os estafilococos coagulase-negativa (ECN) são considerados patógenos potencialmente causadores de infecções no homem, principalmente aquelas relacionadas ao uso de dispositivos médicos.

Como diagnosticar infecção por Staphylococcus aureus?

O diagnóstico é feito a partir do isolamento da bactéria, que é feito em laboratório de microbiologia a partir de uma amostra biológica, que é solicitada pelo médico de acordo com os sintomas da pessoa, podendo ser urina, sangue, saliva ou secreção de ferida.

Como detectar MRSA?

Se for uma infeção ativa (infeção urinária, pneumonia, corrente sanguínea, etc) é pedido a cultura relacionada com o foco. Fez for saber se é portadora/colonizada na pele, existe um teste chamado "Swab Nasal para pesquisa de MRSA". Seu médico pode solicitá-lo.

Quais são os estafilococos coagulase negativa?

Staphylococcus saprophyticus epidermidis, é considerado um estafilococo coagulase negativo, sendo necessária a realização de outros exames para diferenciar essas duas espécies, como por exemplo a prova da novobiocina, que é um antibiótico que o S. saprophyticus é normalmente resistente e o S. epidermidis é sensível.

O que é coagulase negativa?

Os estafilococos coagulase-negativa (ECN) são considerados patógenos potencialmente causadores de infecções no homem, principalmente aquelas relacionadas ao uso de dispositivos médicos.

Como é a formação de coágulos?

  • A formação de coágulos às 2 h, às 6 h ou às 24 h de incubação é interpretada como uma prova positiva. A ausência de coagulação após 24 horas de incubação é uma prova negativa.

Qual a diferença com a cascata de coagulação normal?

  • A diferença com a cascata de coagulação normal é que essa reação não precisa da presença de cálcio e não é afetada pela heparina. Para realizar o teste da coagulase, basta enfrentar uma nova cultura de Staphylococcus com um plasma de coelho de preferência e, assim, observar a formação ou não do coágulo.

Será que o coágulo é positivo?

  • Se for observado um coágulo que cubra todo o líquido (coagulação completa) ou coágulo que nada no líquido restante (coagulação parcial) deve ser considerado como um teste positivo. Se um coágulo não for formado, ou seja, a suspensão é homogênea, o teste é negativo.

Quais são os testes de catalase?

  • Esses testes geralmente são feitos para confirmar ou identificar no nível de subespécies. Os testes individuais são informativos por si mesmos. Teste de γ-glutamil aminopeptidase. O teste da catalase é um teste para demonstrar a presença da enzima catalase pela decomposição do peróxido de hidrogênio em oxigênio e água.

Postagens relacionadas: