Para que serve a injeção de epinefrina?
Índice
- Para que serve a injeção de epinefrina?
- Quando usar epinefrina?
- Qual a ação da epinefrina?
- Qual os efeitos colaterais da epinefrina?
- O que é adrenalina injetável?
- Qual mecanismo de ação do medicamento adrenalina?
- Para que serve a aplicação de adrenalina?
- Quando deve ser utilizada a epinefrina?
- Por que a epinefrina é infundida?
- Por que a epinefrina pode causar isquemia?
- Como funciona a caneta de epinefrina?

Para que serve a injeção de epinefrina?
Epinefrina: o que é e para que serve A epinefrina é um remédio com potente efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco que pode ser utilizado em situações de urgência, sendo, por isso, um medicamento que normalmente é transportado por pessoas que apresentam elevado risco de ter uma reação alérgica grave.
Quando usar epinefrina?
O uso da Epinefrina encontra-se indicado nas seguintes ocasiões:
- Suporte hemodinâmico em situações de parada cardiorespiratória ou estados de choque;
- Reações de anafilaxia ou choque anafilático;
- Crise asmática grave e pouco responsiva as medidas terapêuticas habituais;
- Controle de pequenas hemorragias cutâneas;
Qual a ação da epinefrina?
A epinefrina atua nos receptores alfa-adrenérgicos da conjuntiva produzindo vasoconstrição e hemostasia de pequenos vasos, como também a diminuição da congestão conjuntival. A epinefrina contrai o músculo dilatador da pupila pela ação nos receptores alfa-adrenérgicos, resultando na dilatação da pupila (midríase).
Qual os efeitos colaterais da epinefrina?
Situações como ansiedade, tremores, cefaleia, palpitação, taquicardia (muitas vezes seguida de dor anginosa), arritmias (extra-sístoles, taquicardia ventricular ou supraventricular), hipersalivação, hiperglicemia, fraqueza, zumbido, sudorese excessiva, dispneia e frio nas extremidades corporais podem ocorrer, mesmo em ...
O que é adrenalina injetável?
O que é adrenalina auto-injetável? A adrenalina (nome comercial para a epinefrina) é a substância utilizada nos casos de reações em que ocorre a anafilaxia e/ou o choque anafilático. Ela é administrada de forma injetável (intra-muscular), a fim de controlar as reações no organismo de forma bastante rápida.
Qual mecanismo de ação do medicamento adrenalina?
Mecanismo de ação: pelo estímulo beta-1: aumenta contratilidade (efeito inotrópico), aumenta condução AV e automatismo. Pelo estímulo beta-2: broncodilatação, vasodilatação musculatura esquelética. Pelo efeito alfa: vasocontrição, reposta de fuga. Em baixas doses predomina efeito beta (vasodilatação).
Para que serve a aplicação de adrenalina?
A adrenalina é a pedra angular no tratamento da anafilaxia, e seu uso deve ser o mais rápido possível. Sabe-se que o retardo aumenta a chance de morte e/ou evoluçao para anafilaxia bifásica ou protraída, onde o risco de fatalidade é maior5.
Quando deve ser utilizada a epinefrina?
- Todavia, quando a Epinefrina for a opção disponível, deverá ser utilizada, no caso de adultos, na dose de 0,3 a 0,5mL de solução aquosa de (3µg), de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas. A Epinefrina permite que ocorra uma lenta difusão do anestésico, limitando, portanto, a sua dissipação e, com isso, prolongando seu efeito.
Por que a epinefrina é infundida?
- Os rolos ou pulsos da bomba de infusão poderão induzir irregularidade na velocidade a qual a Epinefrina é infundida, produzindo instabilidade da mesma. Em virtude de sua capacidade de provocar broncodilatação, a Epinefrina consiste em um excelente recurso em caso de exacerbação aguda de asma.
Por que a epinefrina pode causar isquemia?
- A epinefrina é um potente causador de isquemia (falta de oxigenação no tecido) o que pode levar a casos de gangrena (morte do tecido), especialmente se administrada em extremidades como, por exemplo, dedos, nariz, orelha e pênis.
Como funciona a caneta de epinefrina?
- Também serve como suporte hemodinâmico em situações de parada cardiorespiratória ou estados de choque. A caneta de Epinefrina, utilizada por muitos pacientes com reações alérgicas diversas, já vem com a dose correta de aplicação do medicamento, de acordo com a indicação médica. Essa dose única deve ser aplicada na coxa.