O que é teste de fluxo salivar?

O que é teste de fluxo salivar?

O que é teste de fluxo salivar?

A sialometria é um exame que mede a quantidade de saliva produzida num determinado intervalo de tempo. O fluxo salivar é importante para a limpeza da boca uma vez que remove restos alimentares e microorganismos patogênicos.

Como é realizado o exame de fluxo salivar?

“O exame pode ser feito em repouso (sem nenhum estímulo), sob estímulo mastigatório, utilizando um tubete de silicone para mascar, por exemplo, ou sob estímulo gustatório, usando o ácido cítrico e / ou ácido málico, para estimular a produção salivar”, explica.

Qual a importância da avaliação do fluxo salivar?

A avaliação seriada do fluxo salivar é importante para o correto diagnóstico e prognóstico de determinadas condições bucais e sistêmicas.

Quais as causas de taxas de fluxo salivar subnormais e Hipossalivação?

Suas causas podem estar associadas a inúmeros fatores como: es- tresse, Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente relacionada com a ingestão prolongada de me- dicações específicas.

Quais os achados clínicos em pacientes com baixas taxas de fluxo salivar?

A sensação de boca seca é um problema comum e multifatorial. O sintoma pode ser devido à redução da quantidade de saliva produzida ou a uma mudança na composição da saliva, mas a sensação de boca seca pode também estar presente em pessoas com produção normal de saliva (FURNESS et al., 2012).

Qual o fluxo salivar normal?

A secreção diária de saliva varia, normalmente, entre 8 mililitros (ml), com o valor médio de 1000 ml. O fluxo normal para a saliva não-estimulada varia entre 0,25 a 0,35 ml/min e o estimulado de 1,0 a 3,0 ml/ min1.

Como determinar o fluxo salivar estimulado e não estimulado?

A secreção diária de saliva varia, normalmente, entre 8 mililitros (ml), com o valor médio de 1000 ml. O fluxo normal para a saliva não-estimulada varia entre 0,25 a 0,35 ml/min e o estimulado de 1,0 a 3,0 ml/ min1.

Quais as Complicaçações causadas pelo excesso ou diminuição do fluxo salivar?

A diminuição do fluxo (hipossialia), o aumento da viscosidade, ou os dois, favorecem a estagnação da matéria orgânica, que se acumulará em maior quantidade sobre a língua formando o biofilme lingual visível (a saburra).

Como determinar o fluxo salivar estimulado?

Medição do Fluxo de Saliva Estimulada Clinicamente, o procedimento usual é medir o fluxo salivar durante o estímulo mastigatório, isto é, mastigando um pedaço de parafina. Para obter confiabilidade, resultados padronizados, devem ser dadas instruções detalhadas ao paciente.

Como é a medição do fluxo salivar?

  • Na prática clínica, a medição do fluxo salivar (sialometria) é indicada: como parte do exame inicial de um paciente novo a receber tratamento para a doença cárie; durante a avaliação de um determinado tratamento profilático e terapêutico da doença cárie, para obter informações de como o procedimento geral afetou a saúde bucal;

Qual a importância dos testes salivares e microbiológicos?

  • Resumo- Testes salivares e microbiológicos são importantes na avaliação do risco de cárie em indivíduos. O trabalho pretendeu resgatar uma metodologia que não está sendo muito utilizada nos dias atuais, com a intenção de demonstrar a sua importância para a clínica odontológica, e consistiu em uma análise dos testes salivares e microbiológicos.

Qual a função da saliva?

  • INTRODUÇÃO A saliva é o líquido que umedece a cavidade bucal, sendo secretada por todas as glândulas salivares. Tem como funções a proteção da mucosa bucal e dos dentes, defesa através da lisozima, formação do bolo alimentar; digestão inicial de polissacarídeos, como o amido e o

Como fazer o exame de saliva?

  • Olá, aqui é Abílio Seronni, O Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com essas perguntas, hoje você vai aprender 5 dicas que o exame de saliva pode te oferecer. Então vamos lá!

Postagens relacionadas: