O que é doseamento de fármacos?

Índice

O que é doseamento de fármacos?

O que é doseamento de fármacos?

Introdução: O doseamento é um teste que consiste na realização de análises que visa quantificar o teor de substância ativa em medicamentos. Os métodos utilizados no doseamento podem ser clássicos (baseados em reações químicas) e instrumentais (baseados no uso de instrumento apropriado).

Quais os testes Farmacopeicos para o controle de qualidade de comprimidos?

Para tal, foram realizados testes físicos e físico-químicos preconizados pela Farmacopéia Brasileira. Os testes foram: ensaio de identificação, determinação do peso médio, teste de dureza, friabilidade, desintegração, dissolução, uniformidade de dose e perfil de dissolução.

Qual a importância do teste de friabilidade?

Na indústria farmacêutica o teste de friabilidade é utilizado para medir o comportamento dos comprimidos durante o choque. O teste de friabilidade permite determinar a resistência dos comprimidos à abrasão, quando submetidos à ação mecânica de aparelhagem específica.

Como podemos classificar os métodos de doseamento para análise de um medicamento?

Os métodos de doseamento destes estão apresentados no presente trabalho, e, dividem-se em Análise Elementar, Gravimétrica, Volumétrica e Instrumental.

O que são testes Físico-químicos de medicamentos?

CONCLUSÃO: Os métodos físico-químicos de avaliação dos fármacos produzidos e matérias-primas utilizadas, estabelecem parâmetros para o controle de qualidade destes, garantindo a segurança dos consumidores conforme constam nas regulações.

Qual a importância do teste de desintegração para o controle de qualidade de comprimidos e cápsulas?

A importância desse teste reside no fato de que a desintegração afeta diretamente a absorção, a biodisponibilidade e o efeito do medicamento.

Quais ensaios de controle de qualidade que são realizados na forma farmacêutica cápsula?

O controle de qualidade das cápsulas magistrais foram avaliadas através de testes descritos na Farmacopeia Brasileira 5ªed. (2010), sendo estes: a determinação do peso médio, desintegração, dissolução e uniformidade de doses unitárias pelo método de variação de peso.

Postagens relacionadas: