Para que serve o teor de umidade?

Para que serve o teor de umidade?

Para que serve o teor de umidade?

O teor de umidade afeta a processabilidade, vida útil, usabilidade e qualidade de um produto. A determinação do teor de umidade preciso, portanto, desempenha uma função importante na garantia de qualidade em muitos setores, como as indústrias Alimentícia, Farmacêutica e de Produtos Químicos.

O que é teor de umidade de um solo?

''O teor de umidade é definido como sendo a relação entre o peso da água existente no solo e o peso seco das partículas sólidas do solo, expressa em porcentagem'' CAPUTO (1977).

Como determinar se o teor de umidade de um solo?

O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.

Qual a importância de conhecer o teor de umidade de um alimento?

O percentual de umidade é uma das principais determinações analíticas realizadas com o propósito de verificar padrões de identidade e qualidade em alimentos, além de auxiliar na tomada de decisão em várias etapas do processamento, como escolha da embalagem, modo de estocagem do produto, etc.

O que é determinação de umidade?

A determinação de umidade em grãos é um parâmetro de qualidade importante, uma vez que o teor de água presente no alimento tem influência tanto no armazenamento quanto na comercialização do produto. Os métodos usados como referência na determinação de umidade em grãos empregam a perda por dessecação em estufa (LOD).

Quais são as três constantes de umidade do solo?

a) umidade com base em massa seca; b) umidade volumétrica; c) densidade do solo; d) porosidade do solo; e) porosidade livre de água; f) grau de saturação.

O que é umidade livre?

A água livre representa a maior parcela da água existente nos solos podendo, em alguns casos, exceder o peso das partículas sólidas. ... Nos solos arenosos (areias, pedregulhos etc), os processos padronizados para a determinação do teor de umidade removem toda a água livre sem afetar a estrutura individual das partículas.

Como calcular o teor de umidade dos alimentos?

A gravimetria de volatilização é um método comum usado para determinar umidade em alimentos. Neste processo, o alimento é colocado em um equipamento dessecador a uma dada temperatura, a qual provoca vaporização da umidade presente no alimento.

Qual o teor de umidade de um solo saturado?

O volume da água (Va) é obtido na determinação da Umidade do solo. Quando S=100% dizemos que o solo está saturado porque todos os seu poros estão preenchidos com água. Se S=0% significa que o solo está totalmente seco.

Qual é a umidade do solo?

  • A umidade do solo () (pt-BR) ou teor em água () (pt) é definida como a massa da água contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco (), sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo, ou, multiplicando-se por 100, tem-se em percentagem.

Qual a metodologia utilizada para a determinação do teor de umidade dos solos?

  • As metodologias desenvolvidas e empregadas para se proceder à determinação do teor de umidade dos solos não sofreram grandes modificações ao longo das décadas, ficando essa técnica restrita basicamente: Ao método da estufa, empregado em larga escala em laboratório:

Como controlar a umidade do solo?

  • O controle e a previsão da umidade do solo são essenciais para o crescimento ideal da safra. O monitoramento preciso da umidade do solo permite o controle eficiente de nutrientes e outras entradas. A moderna tecnologia de monitoramento de cultivos permite um controle automático da umidade do solo.

Qual a norma para determinação da umidade do solo?

  • No Brasil a determinação da umidade do solo é padronizada pela NBR 06457. Em Portugal segue-se a Norma Portuguesa NP 84:1965 (Ed. 1) – Solos. Determinação do teor em água .

Postagens relacionadas: