Para que serve o teste de VO2 máx?

Índice

Para que serve o teste de VO2 máx?

Para que serve o teste de VO2 máx?

O VO2máx é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo. Costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas. E mais, normalmente é genético, não podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%.

O que é o VO2 máx?

VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que seu organismo consegue absorver a cada respiração. Também chamado de potência aeróbica máxima, esse é um indicador da aptidão aeróbica de um atleta.

Como usar o VO2 máx para treino?

Para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador da academia. Além disso, uma opção para melhorar o VO2 é através da realização de treinos intervalados, realizados em alta intensidade.

Como classificar o VO2 máximo?

Arbitrariamente, adotamos como aptidão “Boa” a média do VO2 max expresso em ml. kg-1. min-1 obtido em cada grupo e, a partir desse dado, classificamos da seguinte forma: aptidão “muito fraca” (valor do VO2 < 50% da média), “fraca” (50-80%), “regular” (80-95%), “boa” (95-105%) e “excelente” (> 105%).

Qual a importância do VO2 máximo para a prescrição do exercício?

Quando o VO2 máximo está alto, o coração consegue bombear uma alta quantidade de sangue por batida e o seu sistema circulatório conduz o sangue para os músculos de forma eficiente, assim o treinamento contribui para aumento da frequência cardíaca, melhora do débito cardíaco, aumento do tamanho e quantidade de ...

Qual o melhor método para aumentar o VO2 max?

  • Os dois métodos para aumentar o VO2 máximo incluem aumentos em termos de volume e intensidade do treino. A pesquisa também indica que, quanto menos couber oxigênio em uma pessoa, mais ela poderá aumentar o seu VO2 máximo. De fato, esportistas novatos têm sido capazes de aumentar o VO2 max em até 20% através de formação adequada.

Como calcular o VO2 máximo?

  • Assim, para calcular o VO2 máximo levando em consideração a distância percorrida em metros pela pessoa em 12 minutos, deve-se colocar a distância (D) na fórmula seguinte: VO2 max = (D – 504)/ 45.

Como fazer uma estimativa do VO2?

  • É possível fazer uma estimativa dos cálculos através de uma variedade de protocolos utilizados para estimar o VO2 máximo. Dentre eles, podemos destacar a esteira Teste Bruce, mas é dito que nenhum procedimento é tão preciso quanto o teste direto.

Quais fatores influenciam o VO2 máximo?

  • Além de fatores genéticos, outros três componentes têm uma grande influência sobre o VO2 máximo: Idade: Embora varie muito, principalmente devido a programas e estímulos individuais, em geral o VO2 máximo é mais elevado na faixa etária de 20 anos, e reduz até 30% quando atinge 65 anos.

Postagens relacionadas: