Qual a finalidade do teste de catalase?

Índice

Qual a finalidade do teste de catalase?

Qual a finalidade do teste de catalase?

Teste da catalase Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas.

Qual Bactéria produz catalase?

Staphylococcus spp A catalase é uma enzima intracelular encontrada em alguns microrganismos. A presença dessa enzima permite classificar microrganismos do gênero Streptococcus catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, Staphylococcus spp.

Como é feita a catalase?

  • A catalase é produzida por muitos microrganismos e é usualmente empregada para diferenciar Staphylococcus, que são catalase positivos e Streptococcus que são catalase negativos. A prova é considerada positiva quando háborbulhamento ou efervescência devido à liberação do oxigênio.

Quais são os inibidores da catalase?

  • Quaisquer íons metálicos (em especial cobre (II) e ferro (II)) podem agir como inibidores não competitivos da catalase. Os venenos cianeto e curare são inibidores competitivos da catalase, ou seja, ligam-se fortemente ao centro activo, impedindo a ligação do peróxido de hidrogénio.

Qual a função da catalase no fígado?

  • A função da catalase é importante para a atividade dos rins e fígado. Nesses órgãos existem numerosos peroxissomos responsáveis pela desintoxicação do organismo. No fígado, os peroxissomos e a ação da catalase auxiliam a produção de sais biliares e a neutralização de substâncias tóxicas.

Por que a catalase é desintoxicante?

  • Pode-se dizer que a catalase é uma enzima desintoxicante, pois sua função é eliminar as substâncias produzidas durante o metabolismo bacteriano que são tóxicas para as bactérias. Entre essas substâncias está o peróxido de hidrogênio. O peróxido de hidrogênio é formado pela decomposição dos açúcares pela via aeróbica.

Postagens relacionadas: