O que é o teste de Rorschach?

Índice

O que é o teste de Rorschach?

O que é o teste de Rorschach?

É um questionário, muito utilizado nos processos de avaliação psicológica, que usa cartões com manchas de tinta para identificar traços da personalidade de uma pessoa. O paciente observa o material e responde perguntas sobre o que vê.

Como funciona o teste do Borrao?

Como funciona Na consulta, o psicólogo apresenta um cartão com uma mancha de tinta diferente por vez. Então, o paciente diz o que enxerga nos borrões. Durante o teste, o psicólogo observará o comportamento geral do paciente, como a percepção, atenção e postura.

Como é aplicado o Teste de Rochard?

Grosso modo, funciona assim: são apresentadas sucessivamente à pessoa sob avaliação 10 placas (cinco coloridas, cinco em escalas de cinza) com diferentes padrões simétricos de manchas de tinta. A pessoa deve mencionar o que vê em cada uma.

Quais foram os experimentos de Rorschach na esquizofrenia?

  • Apesar de ter feito alguns experimentos anteriores menos sistemáticos foi nos anos que Rorschach começou um estudo mais sistemático do uso do método de manchas de tinta no diagnóstico psiquiátrico, sobretudo no diagnóstico da esquizofrenia.

Quais são as pranchas do teste?

  • As pranchas do teste, desenvolvidas por Rorschach, são sempre as mesmas. No entanto, para a codificação e a interpretação das informações, diferentes sistemas são utilizados.

Quando foi criado o método de reconhecer os borrões?

  • O método foi criado em 1921 pelo psiquiatra e neurologista suíço Hermann Rorschach, que percebeu que reconhecer características nos borrões exigia funções complexas da mente.

Postagens relacionadas: