Como funciona ventoinha radiador?

Índice

Como funciona ventoinha radiador?

Como funciona ventoinha radiador?

A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro.

Porque a ventoinha?

A principal função da ventoinha é resfriar o radiador evitando que o carro entre em superaquecimento, como o motor fervido, por exemplo. Por isso, se a ventoinha não desliga algo errado pode estar acontecendo. Se a ventoinha não desliga é preciso cuidar imediatamente, pois sérios danos ao carro podem ocorrer.

O que é a ventoinha do radiador?

Ela força a entrada de ar e resfria o líquido de arrefecimento no radiador.

Quantos graus a ventoinha liga?

90º é a temperatura ideal de funcionamento, nem acima nem abaixo. A ventoinha só é acionada pra manter a esta temperatura. Se está baixando a temperatura, mande verificar a válvula termostática.

Por que a ventoinha não funciona?

  • Se o sensor não estiver a funcionar, então é natural que a ventoinha não funcione, pois não é medida a temperatura que justifica a sua ativação. Problemas no sensor podem levar ao sobreaquecimento, mas é possível contornar o problema ao verificar o seu estado.

Como funciona o ventilador do radiador?

  • Muita gente já foi parar em oficinas mecânicas e concessionárias com a seguinte pergunta: aquele ventilador do radiador pode permanecer ligado com o motor do carro já desligado? A reposta é sim, pode ficar funcionando até cerca de 10 minutos após o veículo parar. Não há motivo para preocupação. O nome desse ventilador é ventoinha.

Como funcionam os radiadores atuais?

  • Os radiadores atuais possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será resfriado. Isso deve ser feito pelo fato de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 1 graus. Em veículos antigos, o funcionamento do radiador era algo mais simples.

Qual a frequência do radiador que você abastece?

  • Troque o óleo entre 10 a 15 mil quilômetros rodados (olhe o manual do proprietário para tirar a dúvida). Verifique o nível do fluído do radiador com a frequência de uma vez por mês. Cuidado com a qualidade da gasolina que você abastece. Se a gasolina for adulterada, irá prejudicar o motor e o radiador.

Postagens relacionadas: