Para que serve o creosoto?

Índice

Para que serve o creosoto?

Para que serve o creosoto?

Creosoto, do grego sóteon, significa conservar. ... Considerado um dos mais eficientes preservadores da madeira, o creosoto é largamente utilizado em dormentes ferroviários, protegendo-os do ataque de certas espécies de fungos e térmitas ou cupins.

O que passar em dormentes de madeira?

Para os dormentes que estão em contato, quase que direto com o solo e expostos às intempéries, o melhor tipo de tratamento é oleoso (creosoto). Entretanto, deve-se também, atentar para o fator “Resistência Mecânica” da madeira.

Como tratar eucalipto contra cupim?

Utilize óleo queimado O óleo queimado possui como grande vantagem a sua capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeiras, aumentando assim a sua eficiência. Recomenda-se a aplicação de três camadas do óleo na madeira, visando uma maior eficácia no combate aos cupins.

Qual a madeira usada para fazer dormentes?

No Brasil, devido à existência de inúmeras madeiras duras, onde somente se utilizava o cerne, dava-se a preferência para os dormentes de essências nobres, como maçaranduba, aroeira, faveiro, ipê, jacarandá etc. Em face do escasseamento dessas espécies, partiu-se para a madeira de florestas plantadas, como o eucalipto.

O que pode ser feito com dormentes?

Ao invés de serem desperdiçados, os dormentes podem ser utilizados na decoração, seja no piso, em cercas, pergolados ou até como parte de móveis. O efeito que os dormentes geram na ambientação é principalmente o aspecto rústico, por seus veios naturais, e eles chamam muita atenção por serem peças robustas e imponentes.

O que passar no eucalipto para durar mais?

Ao ser tratada na autoclave, a madeira de eucalipto dura 25 anos. Este é o tratamento que proporciona maior durabilidade à madeira. Nesse tratamento, a madeira de eucalipto é submersa em banhos a quente e a frio. O banho a quente leva em torno de 2 horas.

O que passar na madeira para não pegar cupim?

A melhor forma de evitar uma infestação de cupins é proteger a madeira com produtos específicos, como o Penetrol Cupim. Este produto tem ação inseticida é de fácil aplicação e seca completamente em 24 horas, permitindo tratamentos posteriores como pintura ou envernizamento.

Postagens relacionadas: