O que o iodo faz com a radiação?

Índice

O que o iodo faz com a radiação?

O que o iodo faz com a radiação?

O iodo radioativo é cancerígeno e ataca as células do tecido desta glândula. O iodeto de potássio também se armazena na tireoide. Se for administrado em comprimidos de altas doses, a glândula ficará sobrecarregada e não conseguirá mais absorver iodo – nem o inofensivo e nem o radioativo.

Para que serve o comprimido de iodo?

O iodo radioativo é um medicamento à base de iodo que emite radiação, utilizado principalmente para o tratamento chamado Iodoterapia, indicado em certos casos de hipertireoidismo ou câncer da tireóide. Em doses menores, também pode ser utilizado para avaliar o funcionamento da tireoide, no exame de Cintilografia.

Como é feito o tratamento com iodo?

O tratamento com Iodo-131 é feito via oral, administrado em forma de cápsula ou líquido. Assim, pode emitir radiação gama no organismo, semelhante à utilizada em exames de raio-x e cintilografia, e radiação beta. A dose administrada deve ser decidida pelo médico, baseando-se nos exames de imagem do paciente.

O que combate à radiação?

Remédios para tratar intoxicação por radiação devem ser aprovados nos próximos anos. Por enquanto, o único tratamento disponível são as cápsulas de iodo que impedem a fixação de iodo radioativo no organismo.

O que acontece se beber iodo?

O minério iodo é fundamental para o correto funcionamento da glândula da tireoide, à qual sintetiza os hormônios que atuam no crescimento físico e também no neurológico. Em outras palavras, é preciso saber que um bom consumo (adequado e sem excessos) de iodo permite um crescimento saudável de cabelo e unhas.

Como é feito o tratamento com iodo para tireoide?

A glândula tireoide absorve praticamente todo o iodo presente no sangue. Quando uma dose de iodo radioativo, conhecida como I-131, é administrada, pode destruir a glândula tireoide e quaisquer outras células cancerígenas da tireoide, com pouco ou nenhum efeito colateral para o corpo.

Como eliminar a radiação?

Atualmente, há diversas técnicas de descontaminação que removem isótopos da superfície ou do interior do organismo, o que reduz a incorporação e os efeitos em alguns casos, mas não há como remover o processo físico da radiação e nem o seu dano.

Qual a dose diária de iodo?

  • De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a quantidade média diária de consumo de iodo pode variar de acordo com a idade do consumidor. Para criança entre 0 1 ano, são 90 microgramas por dia. Do 1 aos 6 anos, deve-se consumir 90 mcg por dia. Dos 7 aos 12 anos, a dose diária deve aumentar para 120.

Quais são os alimentos com iodo?

  • Os alimentos com iodo são, principalmente, os alimentos de origem marinha, como peixes, frutos do mar e mariscos. O sal iodado é também uma das principais formas de ingerir iodo, porém, não deve ser ultrapassada a quantidade de uma colher de chá por dia. Veja mais exemplos de Alimentos ricos em iodo.

Quais são os valores adequados de iodo?

  • Entre 1 g/L, são os valores adequados de iodo. Superior a 300 g/L, existe excesso de iodo no organismo.

Quando tomar suplemento de iodo na gravidez?

  • A suplementação em iodo na gravidez pode ser necessária quando os valores estão baixos e, neste caso, costuma-se tomar comprimidos, diariamente, de 1 mcg de iodeto de potássio. Além disso, a OMS tem indicado que toda mulher que esteja tentando engravidar ou que já esteja grávida tome um suplemento de iodo para proteger o bebê.

Postagens relacionadas: