O que significa protensão do concreto?

Índice

O que significa protensão do concreto?

O que significa protensão do concreto?

O Concreto Protendido é uma solução estrutural para obras de engenharia civil que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto a solicitações de tração e momento fletor, diminuindo as deformações das peças e reduzindo bruscamente o aparecimento de fissuras.

Qual a diferença de concreto armado e protendido?

O que é concreto protendido? O concreto protendido é similar ao armado, já que a sua matéria-prima base se une ao aço. A diferença é que, as barras passam por um processo de pré-alongamento, o qual é responsável por maximizar a sua resistência à esforços de tração e momento fletor.

Porque é utilizado a cordoalha ao invés do aço do concreto armado?

As cordoalhas sofrem tensões de tração superiores ao do aço usado no concreto armado, portanto, dispõe de uma incidência de corrosão elevada, denominada por “corrosão sob tensão” (stress-corrosion). Esse tipo de corrosão provoca uma fissura transversal na peça, levando a ruptura frágil do material.

O que é protensão na construção civil?

A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto. Isso é feito a partir da aplicação de tensão nos cabos de aço antes do processo de cura do concreto. Nessa técnica, cabos irão atravessar toda a estrutura da construção.

Quais são os tipos de concretos protendidos?

  • Quando o concreto protendido passou a ser utilizado em todo o mundo, surgiram vários processos de protensão patenteados. Somente a Alemanha chegou a ter 20 processos registrados. Hoje, são três os tipos de concretos protendidos – ou maneiras de executar a protensão – existentes: pós-tracionado aderente, pós-tracionado não aderente e pré-tracionado.

Quais são as vigas de concreto protendido?

  • Um grande exemplo nacional do uso do concreto protendido é a Ponte Rio-Niterói. Essa imponente construção possui vigas de até 90 metros de extensão apoiadas sobre os pilares. São 1.152 vigas de concreto protendido e protensão mediante 43.000 cabos de aço.

Quais são os benefícios da protensão em concreto armado?

  • Essa utilização da protensão em pré-moldados, associada com concretos de alta resistência, traz uma série de benefícios. Exemplificando, a protensão permite que, no caso de peças fletidas, toda a seção trabalhe sob compressão, de forma que o aproveitamento da capacidade resistente da seção seja muito maior do que nas peças de concreto armado.

Como é utilizado o Concreto Protendido em obras de terra?

  • É comum, ainda, a utilização de tirantes de ancoragem protendidos em obras de terra, como cortinas atirantadas, estruturas de contenção, barragens, entre outras. Além disso, o concreto protendido é utilizado, também, em lajes e pisos de edifícios.

Postagens relacionadas: