O que é uma zincagem?

Índice

O que é uma zincagem?

O que é uma zincagem?

A zincagem é o processo de revestimento realizado por meio da aplicação de zinco ou ligas de zinco sobre um outro metal a fim de agregar um poder de resistência contra a corrosão e melhorar sua aparência.

O que é Fluxagem?

Fluxagem. A função da fluxagem é remover qualquer impureza remanescente na superfície do metal-base, melhorar a molhabilidade pelo zinco fundido e evitar a oxidação das peças. Dois métodos de fluxagem são usados: No método a seco, a peça decapada é enxaguada em água corrente, mergulhada em tanque de fluxo e secada.

Quais as vantagens em se revestir Eletroquimicamente?

O revestimento de superfícies metálicas também pode ocorrer por meio da imersão do metal que se quer revestir no metal fundido que irá revesti-lo. No entanto, o processo eletrolítico permite melhor cobertura (mais homogênea), embora ambas sejam igualmente utilizadas.

Qual a definição da Zincagem?

  • Definição. A zincagem por imersão a quente é um processo de revestimento de peças de aço ou ferro fundido, de qualquer tamanho, peso, forma e complexidade, visando sua proteção contra a corrosão.

Quais são os resíduos da Zincagem?

  • Durante o processo de zincagem por imersão a quente, dois resíduos aparecem e podem contaminar o banho: a borra, uma massa pastosa constituída de liga Fe-Zn (5,0% + 95,0%), mais pesada do que o zinco fundido, que se concentra no fundo do tanque; e cinza ou escória de óxido de zinco que se forma na superfície do banho, denominada "terra".

Por que o zinco é corroído?

  • O zinco, por ter um poder de oxidação maior do que o do ferro, passa a ser corroído com a finalidadede proteger o metal base. A Fig. II.1 mostra a Série Galvânica de alguns me- tais, com seus respectivos potenciais de oxidação.

Qual a eficiência do alumínio no banho de zinco?

  • O Alumínio já utilizado a mais tem- po, se mostra eficiente na redução da aplicação da camada quando adicionado em quantidade acerca de 0,005% do total da massa do banho de zinco.

Postagens relacionadas: