Qual a diferença entre açafrão e cúrcuma?

Índice

Qual a diferença entre açafrão e cúrcuma?

Qual a diferença entre açafrão e cúrcuma?

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.

Como usar o açafrão da terra?

Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos. Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo.

Qual é o açafrão verdadeiro?

O "verdadeiro" açafrão, tratado como iguaria, é outro, extraído do pistilo da flor da espécie Crocus sativus. Seus fios se parecem com linhas de costura da cor vermelha, cabem na palma da mão e exalam um cheiro parecido com o de tabaco frutado.

Qual a diferença do açafrão e do açafrão-da-terra?

Apesar dos nomes parecidos, são especiarias bem diferentes. Enquanto o açafrão é extraído do estigma de flores, o açafrão-da-terra é uma raiz semelhante ao gengibre.

Como tomar açafrão com água?

Como é feita a água de açafrão? Despeje o suco de limão em uma jarra de vidro e adicione açafrão e água. Mexa bem e adicione o mel no final. Beba um copo desta água de açafrão pela manhã e você tem todos os motivos para continuar fazendo isso.

Por que o açafrão tem curcumina?

  • Basicamente, o açafrão contém aquela cor amarela e bem intensa, justamente por residir na curcumina. Aliás, ela é um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória. Sobretudo, os benefícios da curcumina vão além desses que citamos.

Qual o princípio ativo da cúrcuma?

  • O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos. Confira estas dicas no vídeo seguinte:

Como Usar cúrcuma para a saúde?

  • A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um tempero que tem ação anti-inflamatória, e antibacteriana, sendo útil para digestão, asma e psoríase. Conheça outros benefícios incríveis desta raiz para a saúde e aprenda como usar

Por que a cúrcuma é uma planta medicinal?

  • A cúrcuma é uma planta medicinal que tem uma longa raiz cor de laranja, que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia. Esta planta também pode ser conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.

Postagens relacionadas: