O que significa cola branca PVA?

Índice

O que significa cola branca PVA?

O que significa cola branca PVA?

É um adesivo a base de PVA – Acetato de Polivinila, especialmente desenvolvida para colagens em madeira onde se requeira um excelente acabamento e uma colagem perfeita.

Quais são as colas brancas à base de PVA?

  • As colas brancas à base de PVA são ideais para montagem de móveis, reparos rápidos em artefatos de madeira, laminados plásticos, papel e papelão. Por serem adesivos aquosos e não terem características tóxicas, os produtos são seguros e inofensivos no manuseio.

Quais eram as colas usadas?

  • Em torno de 4.000 AC vários povos já conheciam uma grande variedade de colas diferentes. Já encontramos indícios do uso de adesivo derivado de seiva de planta e piche em diversas estátuas e utensílios. Outras alternativas eram a cera de abelha e também a proteína do leite para trabalhos mais delicados, como em papiro e couro.

Qual a cola mais comum que encontramos no mercado?

  • Ele também não sofre redução de volume na cura, como a PVA (que perde a massa da água durante a evaporação). A desvantagem no seu uso é que ela não lida bem com o calor nem com superfícies muito lisas, como azulejos e vidros. A cola mais comum, que encontramos baratinho no mercado é a base de EVA.

Como funciona o adesivo PVA?

  • É um adesivo muito versátil, que funciona com os mais diversos tipos de material. Ele também não sofre redução de volume na cura, como a PVA (que perde a massa da água durante a evaporação). A desvantagem no seu uso é que ela não lida bem com o calor nem com superfícies muito lisas, como azulejos e vidros.

Postagens relacionadas: