Quanto tempo usar contenção fixa?

Índice

Quanto tempo usar contenção fixa?

Quanto tempo usar contenção fixa?

Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.

Para que serve a contenção?

Se você já fez ou está pensando em fazer o tratamento ortodôntico, certamente já deve ter ouvido falar sobre a contenção. Comum após o uso do aparelho fixo, o acessório é o grande responsável por manter o alinhamento dos dentes, impedindo que eles voltem a entortar após o fim do procedimento.

Como o dentista tira a contenção fixa?

No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes (os famosos “bráquetes”) um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.

Como funciona a contenção?

Cuidados com o aparelho de contenção Deve-se usar de manhã, de tarde, de noite e principalmente para dormir, e só tirá-lo para comer e escovar os dentes. Após este período, o ortodontista irá avaliar a possibilidade de usar o aparelho apenas para dormir.

Qual o tipo de aparelho de Contenção Fixa?

  • O aparelho de contenção fixa é confeccionado com fio de aço que é colado na face interna dos dentes inferiores ou superiores. Ele é mais indicado quando o paciente prefere algo colado nos dentes ao invés do móvel. Também há variações do seu tipo: 3×3, 2×2 e 1×1.

Como manter a contenção ortodôntica fixa?

  • A contenção ortodôntica fixa é essencial para manter o resultado do tratamento, por isso, é muito importante fazer a manutenção periódica com o ortodontista para avaliar as condições do dispositivo.

Como funciona o aparelho de contenção?

  • O aparelho de contenção serve para que seus dentes continuem estáveis em posição após o fim do tratamento ortodôntico fixo. Depois de anos utilizando aparelho, seu organismo precisa “se acostumar” ou “memorizar” a nova posição dos dentes. Com o envelhecimento os dentes tendem a se movimentar em direção ao centro da face.

Quais são as contenções do fio dental?

  • Por exemplo, na contenção 3×3 da arcada inferior, tendo como referência o centro da arcada, três dentes da esquerda e três da direita recebem o dispositivo. Há também contenções fixas que dificultam a passagem do fio dental e outras que permitem mas, acumulam muita placa e tártaro.

Postagens relacionadas: