O que é o contraste na ressonância magnética?

Índice

O que é o contraste na ressonância magnética?

O que é o contraste na ressonância magnética?

O contraste é uma substância utilizada para detectar alterações ou evidenciar a anatomia de tecidos, órgãos e vasos sanguíneos. Os contrastes podem ser utilizados de forma oral, retal ou mais comumente por via endovenosa.

Como funciona o contraste na ressonância magnética?

  • Meio de contraste utilizado na ressonância magnética. A principal substância presente no contraste para RM é o gadolínio, um metal raro. O gadolínio é reconhecido pela eficácia na identificação de lesões e tumores, além da baixa taxa de reações adversas. Como funciona a ressonância magnética com uso do contraste?

Como saber se o paciente pode usar o contraste?

  • Como saber se o paciente pode usar o contraste? O contraste com gadolínio não costuma causar complicações. No entanto, é preciso conhecer o histórico do paciente, que deve informar se possui alguma alergia a medicamentos, ou tem insuficiência renal.

Qual o percentual de alergias na ressonância magnética com contraste?

  • Porém, o percentual de reações alérgicas na ressonância magnética com contraste é baixo, representando apenas 2% dos casos. Isso se deve, principalmente, ao tipo de contraste utilizado na ressonância (gadolínio), que não possui iodo, que é o componente que costuma causar mais alergias.

Quando deve fazer a ressonância magnética da pelve com contraste?

  • Geralmente, pede-se que o paciente que vai realizar a ressonância magnética da pelve com contraste chegue pelo menos 20 minutos antes do horário marcado Ele deve portar sua guia e documentos pessoais com foto para fazer o cadastro e trocar de roupa – caso seja preciso.

Postagens relacionadas: