O que é a clonagem molecular?

O que é a clonagem molecular?

O que é a clonagem molecular?

A clonagem molecular é uma técnica da engenharia genética conhecida também por DNA recombinante, clonagem gênica ou manipulação gênica. Essa tecnologia permite pegar um “pedaço” do DNA e combiná-lo com outro, produzindo muitas cópias de diferentes combinações genéticas.

Como ocorre a técnica de clonagem molecular?

Num experimento convencional de clonagem molecular, o ADN que se vai clonar é obtido a partir dum organismo de interesse, depois é tratado com enzimas no tubo de ensaio para gerar fragmentos de ADN mais pequenos. Em seguida, estes fragmentos são combinados com um vetor de ADN para gerar moléculas de ADN recombinantes.

Como ocorre o processo de clonagem do DNA?

A clonagem de DNA consiste na criação de inúmeras cópias de um mesmo gene. Nesse processo, um fragmento de DNA de um organismo doador é transferido para um vetor, que pode ser, por exemplo, um vírus, um cromossomo artificial de uma bactéria ou fungo.

O que são os vetores de clonagem molecular?

Em clonagem molecular, um vector é uma molécula de ADN usada como veículo para transportar artificialmente material genético estranho para outra célula, onde pode ser replicado ou expresso (por exemplo, um plasmídeo, cosmídeo, fago lambda).

O que é a clonagem terapêutica?

Desse modo, a clonagem terapêutica “é um procedimento no qual o núcleo de uma célula é transferido para um óvulo sem núcleo e este adquire as características de uma célula-tronco embrionária com potencial de originar qualquer tecido”.

O que é a clonagem reprodutiva?

A Clonagem Reprodutiva é pretendida para produzir uma duplicata de um indivíduo existente. É utilizada a técnica chamada de Transferência Nuclear (TN): Baseia-se na remoção do núcleo de um óvulo e substituição por um outro núcleo de outra célula somática.

Como ocorre a clonagem utilizando Plasmídio?

Num experimento típico de clonagem, um gene alvo é inserido num pedaço circular de DNA chamado do plasmídeo. O plasmídeo é introduzido em bactérias através de um processo chamado transformação, e bactérias portadoras do plasmídeo são selecionadas utilizando-se antibióticos.

Como ocorre a clonagem utilizando o bacteriófago?

O Bacteriófago lamba é modificado por engenharia genética para permitir que sítios de restrição da enzima BamHI sejam inseridos nas extremidades flanqueadoras da região I/E. O DNA de interesse também é digerido com a mesma enzima e fragmentos resultantes de peso molecular de 20 kb são selecionados para a clonagem.

Quais as etapas do processo de clonagem?

Etapas da clonagem do DNA Cortar e abrir o plasmídeo e "inserir" o gene. Esse processo baseia-se em enzimas de restrição (que cortam o DNA) e na DNA ligase (que une/cola o DNA). Inserir o plasmídeo na bactéria. Utilizar a seleção por antibiótico para identificar as bactérias que pegaram o plasmídeo.

Como é feita a clonagem resumo?

A clonagem é uma técnica realizada em laboratório em que são produzidos indivíduos geneticamente iguais ao indivíduo doador de cromossomos. Podemos definir o clone como um organismo que se origina de uma célula e é idêntico a essa célula original.

Quais são os objetivos da clonagem molecular?

  • Objectivos gerais da clonagem molecular (2) A clonagem molecular permite isolar e amplificar uma sequência particular de DNA a partir de uma mistura complexa de fragmentos, porque se formam moléculas de DNA recombinante independentes que replicam numerosas vezes no hospedeiro. Papel dos ácidos nucleicos na clonagem molecular

Qual é a clonagem?

  • A clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou ...

Qual a aplicação da clonagem de DNA?

  • Aplicação da clonagem de DNA. A clonagem molecular possui inúmeras aplicações e vem ganhando cada vez mais importância nos últimos anos. Entre as possibilidades estão o desenvolvimento de proteínas recombinantes mais seguras para o tratamento de doenças, o aprimoramento da terapia genética, a produção vacinas, além do uso na ...

Qual a importância da clonagem para tratamento de doenças?

  • Veja também: Transplante de medula óssea – procedimento realizado para tratamento de algumas doenças A clonagem é um procedimento de grande importância, pois abre perspectivas, por exemplo, para tratamentos que necessitam de transplantes, por meio do cultivo de células idênticas às do tecido da qual foram retiradas.

Postagens relacionadas: