O que são e para que servem as ligações químicas?

Índice

O que são e para que servem as ligações químicas?

O que são e para que servem as ligações químicas?

Ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, agregados atômicos (superátomos) organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.

Como podemos diferenciar uma ligação química?

Ligações Químicas

  1. Ligações iônicas: transferência de elétrons;
  2. Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons;
  3. Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

Quais os três tipos de ligações químicas?

Em função disso, as ligações químicas são classificadas em três tipos: iônica, covalente e metálica.

Qual a origem das ligações químicas?

  • Portanto, a Teoria ou Regra do Octeto explica a ocorrência das ligações químicas da seguinte forma: “Muitos átomos apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa).”

Qual a classificação da ligação química?

  • Mas esse aspecto intermediário raramente é abordado na literatura química, sendo utilizada a classificação predominante para a ligação química em questão. De modo geral, como fora mencionado, pode ocorrer a doação e o recebimento de elétrons entre dois átomos, caracterizando uma ligação denominada de Ligação Iônica.

Qual a natureza das ligações químicas interatômicas?

  • A natureza das ligações químicas interatômicas, responsáveis pela união entre átomos, se reflete em diferentes propriedades físico-químicas, apresentadas pelos respectivos compostos formados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre cada tipo de ligação química e as suas respectivas propriedades físico-químicas.

Qual a diferença entre os elementos ligantes?

  • Em virtude da baixa diferença de eletronegatividade entres os elementos ligantes, eles não doam ou recebem elétrons, mas compartilham pares eletrônicos para assim ficarem estáveis de acordo com a regra do octeto. Esse tipo de ligação é muito recorrente nos elementos simples, como Cl 2, H 2, O 2, e também nas cadeias carbônicas.

Postagens relacionadas: